Aprendendo

Alguns detalhes que procuro seguir ao escrever

Sílaba poética é o som que forma o ritmo do poema. Não é a mesma sílaba gramatical. Às vezes uma sílaba poética abrange duas sílabas gramaticais. Ex: 'Uma alma e um sorriso', gramaticalmente tem 9 sílabas, mas poeticamente tem 5.

"Em literatura, a contagem silábica recebe o nome de escansão, uma espécie de decomposição dos versos em seus elementos métricos, principalmente, no que diz respeito à sonoridade, como é o caso das sílabas tônicas." (Daniele Cristina Silva)

Rima é o que dá música ao poema, sem ela o texto passa a ser uma prosa poética. 

Rítmo é o resultado dos sons vocálicos obtidos com a sílaba poética, e faz o poema ficar suave e doce.

A poesia está em todas as coisas e com ela o poetar desliza, podemos fazer poesia em versos ou prosa poética. Porém, poema, só pode ser feito com rima, ritmo e sons das sílabas poéticas.


Poesia e poema

Somos seres andante pelos caminhos da vida que escolhemos. Por onde passamos nossos olhos captam tudo o que existe ao redor, ora beleza infinda, ora coisas que não são tão belas assim. Mas com beleza ou não, todas as coisas existentes transmitem poesia, porque para o olhar da alma poeta, as gotas da chuva, as folhas secas que caem, um pássaro em seu voo, um ninho desfeito ou um carro quebrado, trazem para sua sensibilidade inspiração infinita. Coisas belas, coisas feias, flores nascendo ou morrendo, o verde brilhando ou a grama amarela e seca, árvores floridas ou sem folhas, uma criança chorando ou a sorrir, em tudo há beleza que os olhares sensíveis captam para trovar ou sonhar. Porque para ter poesia, basta existir. 
Nas escolas ensina-se que a Poesia é um gênero literário onde se caracteriza pela composição de versos estruturados com harmonia, para manifestarem a beleza e estética em forma de palavras, pelos escritos do poeta ou poetisa. 
Já o Poema, é também um gênero literário, com o intuito de expressar essa Poesia encontrada em todas as coisas que existe. É a maneira usada pelo poeta de expressar a vida em forma de palavras poéticas, em prosa ou verso. Se for em versos, geralmente são com ritmo, métrica e rima. Muitos autores poetas escrevem seus poemas de forma livre, mas sem deixar de ter lirismo e ritmo. Pois sem isso deixaria de ser um poema, porque o que realmente caracteriza a poesia ou o poema, é a beleza do ritmo dado na entonação ao declamar.

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Diferença entre Haikai, Poetrix e Terceto 


O que é um Haikai 

Haikai é um poema curto de origem japonesa, formado com uma estrofe de três versos, que totalizam 17 sílabas poéticas. Não possui título e a rima obrigatória deve ser na segunda com a sétima sílaba poética do segundo verso, os demais não é obrigatório rimar: 
1 - O primeiro verso tem 5 sílabas (Um sol bate à porta) 
2 - O segundo verso tem 7 sílabas (O dia dá alegria) Sendo que a a terceira sílaba poética pode rimar com a sétima, não sendo obrigatório, m
3 - O terceiro verso tem 5 sílaba (É isso que importa) 

Fica assim: 

Um sol bate à porta 
O dia dá alegria 
É isso que importa

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Poetrix 

Um pequeno poema com uma estrofe de 3 versos, o Poetrix, é uma composição literária criada pelo poeta brasileiro Goulart Gomes. Pode ter, no máximo, 30 sílabas poéticas. Deve ter, obrigatoriamente, um título, que é de grande importância no poema, pois dará sentido ao terceto. Muitas vezes o título excede em muito o total de sílabas do poema. A rima e o tema ficam a critério do autor, que fará uso de sua imaginação. Para um verdadeiro poetrix, deve-se evitar o uso de conjunções coordenativas. 

Exemplo: 

Com a crise 

Dança o pobre 
que tem pouco, 
rico por ser snob. 


O silêncio 

Fala mais, 
presente, 
solidão impaciente. 


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Terceto 

Terceto é qualquer poema composto por estrofes de três versos, não importando a quantidade de sílabas poéticas e número de estrofes utilizadas pelo poeta. 
Dante Alighieri utilizou tercetos para sua obra a Divina Comédia de forma magistral

Camões utilizou tercetos em decassílabos, em seu poema abaixo enunciado: 

"O sulmonense Ovídio, desterrado"

"O sulmonense Ovídio, desterrado
Na aspereza do Ponto, imaginando
Ver-se de seus parentes apartado,

Sua cara mulher desamparando,
Seus doces filhos, seu contentamento,
De sua pátria os olhos apartando;

Não podendo encobrir o sentimento,
Aos montes e às águas se queixava
De seu escuro e triste nacimento.

O curso das estrelas contemplava
E como, por sua ordem, discorria
O céu, o ar e a terra adonde estava.

Os peixes pelo mar nadando via,
As feras pelo monte, procedendo
Como seu natural lhes permitia.

De suas fontes via estar nascendo
Os saudosos rios de cristal,
À sua natureza obedecendo.

Assi só, de seu próprio natural
Apartado, se via em terra estranha,
A cuja triste dor não acha igual.

Só sua doce Musa o acompanha,
Nos versos saudosos que escrevia,
E lágrimas com que ali o campo banha.

Destarte me afigura a fantasia
A vida com que vivo, desterrado
Do bem que noutro tempo possuía."
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Sonetos

Em primeiro lugar, não se ensina um poeta a escrever. Ele tira da alma o que sua mão escreve. Porém, a tarefa de escrever um soneto, uma obra considerada pelos intelectuais de símbolo da poesia, não é fácil. Não é fácil porque aqueles que cultuam essa técnica, não arredam pé de que é essencial para um soneto, seguir as regras. E para quem gosta e quer seguir por esta árdua estrada, abaixo seguem algumas delas:

Um soneto é uma obra curta que transmite uma ideia completa.

Para se escrever um soneto perfeito, ou clássico, como é chamado pelos profissionais de literatura, deve seguir as regras mundialmente utilizadas, que são: métrica, ritmo e rima. Um soneto clássico é formado por quatorze (14) versos decassílabos,  dispostos em quatro estrofes, da seguinte maneira: 

a) dois quartetos ( ou quadras );
b) dois tercetos ( ou terças);
c) a métrica deve seguir as normas. Cada um dos 14 versos deve ser decassílabo na quantidade das sílabas fonéticas ou poéticas;
d) os quartetos devem ter as rimas em número de duas e amarradas. (a-c; b-d) ou (a-d; b-c); 
e) nos tercetos, deve haver também amarração entre as rimas, porém com maior variação. Primeiro terceto (a-c) vinculando com o segundo terceto, também (a-c), que resultaria o verso ‘b’ do primeiro terceto rimando com o ‘b’ do segundo terceto. Mas, pode haver variações como (a-b) 1º terceto com (a-b) 2º terceto, e assim por diante.
f) o ritmo deve ser cadenciado no soar das sílabas em cada verso,  a tônica  cai obrigatoriamente na 6ª e na 10ª sílaba. São o que chamamos de sílabas tônicas. 
Exemplo: os 8816 versos de Camões em "Os Lusíadas", muito conhecidos, pois nesses decassílabos, as tônicas caem sempre na sexta e na décima sílaba. São chamados de versos heróicos.
g) os sonetos alexandrinos possuem doze sílabas fonéticas, sempre, e a tônica cai  na 6ª e 12ª sílaba.
 
Exemplo de decassílabo:

Alma minha gentil, que te partiste

Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no Céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste.
 
Se lá no assento etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.
 
E se vires que pode merecer-te
Alguma cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,
 
Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou.
                        (Luís Vaz de Camões)

 

Busque Amor novas artes, novo engenho
 
Busque Amor novas artes, novo engenho
Pera matar-me, e novas esquivanças,
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.
 
Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
Andando em bravo mar, perdido o lenho.
 
Mas, enquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê,
 
Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde,
Vem não sei como e dói não sei porquê.
                               ( Luís Vaz de Camões)
 
Analisando:

"Busque amor, novas artes, novo engenho..." (Luis de Camões)

Lendo devagar, como se fosse uma só palavra, conta-se quantas pausas existem até a última sílaba tônica.

1 | 2 | 3 |4 | 5 |6 | 7 |8 | 9 |10|

Bus - quea - mor, no - vas - ar - tes, no - voen -  ge - nho

São dez sílabas poéticas ou fonéticas. A expressão "bus - quea -mor", aos invés das quatro sílabas comuns bus-que-a-mor, no soneto ficam apenas três sílabas.  A sonoridade é importante, por isso, deve-se prestar atenção no som que se ouve.

Decassílabos de Camões:  quartetos (a-d) ( b-c); tercetos (a-c) (b-b)

Amor é fogo que arde sem se ver


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
(Luís de Camões)


Decassílabo de Machado de Assis: quartetos (a-d) (b-c); tercetos (a-c)(c-c)

A CAROLINA

Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos. 
(Machado de Assis)

 
Soneto dodecassílabo:


Este, que um deus cruel arremessou à vida, 
Marcando-o com o sinal da sua maldição, 
- Este desabrochou como a erva má, nascida 
Apenas para aos pés ser calcada no chão.

De motejo em motejo arrasta a alma ferida... 
Sem constância no amor, dentro do coração 
Sente crespa, crescer a selva retorcida 
Dos pensamentos maus, filhos da solidão. 

Longos dias sem sol! noites de eterno luto! 
Alma cega, perdida à toa no caminho!
Roto casco de nau, desprezado no mar! 

E árvore, acabará sem nunca dar um fruto, 
E, homem, há de morrer como viveu: sozinho! 
Sem ar! sem luz! sem Deus! sem fé! sem pão! sem lar!
(Olavo Bilac)

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