00:00:00

Entrevista com Gacy Simas

 

Entrevista com Gacy Simas

Apresentação da Entrevistada: Gacy Simas é uma renomada escritora, educadora e presidente da Academia de Letras do Brasil/DF. Com uma carreira marcada pelo amor à literatura e à educação, Gacy tem se destacado não apenas por suas obras literárias, mas também por seu trabalho em prol da cultura e do ensino. Como presidente da ALB/DF, ela tem liderado com visão e determinação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cultural da comunidade.

1.    Início da Carreira:

o    O que a inspirou a seguir a carreira de escritora e educadora?

R: Não sei bem o que veio primeiro. Sou filha mais velha, neta mais velha, mãe e avó. Significa que tive que “olhar” e cuidar de irmãos e alguns primos menores, quando ainda pequena, mas isso me tornou uma pessoa responsável e carinhosa. Cada dia era uma nova aventura, criando histórias para entreter e educar as crianças ao meu redor. Ao longo dos anos, trabalhei em escolas, lidando com turmas das séries iniciais e fundamentais. Sempre adorei inventar e contar histórias para divertir e entreter. Ser escritora foi uma consequência natural e muito feliz dessa jornada.

o    Quais foram os maiores desafios que enfrentou no início de sua carreira?

R: Escrever contos e histórias para crianças sempre foi uma tarefa prazeirosa, mas na carreira de escritora, deparei-me com dois grandes desafios. Primeiro, a publicação dos livros em papel, pois os custos das tiragens eram exorbitantes. Segundo, vender os exemplares editados também não era uma tarefa fácil. Contudo, cada obstáculo foi uma oportunidade para aprender e crescer, e a paixão pela escrita sempre me manteve motivada.

2.    Trabalho Atual:

o    Pode contar mais sobre seu papel como presidente da Academia de Letras do Brasil/DF?

R: Gostaria de dizer que estou imensamente feliz por estar no segundo mandato. Meus antecessores fizeram um excelente trabalho, mas sem a coragem, visão de futuro e determinação da nossa Fundadora e atual Vice-Presidenta Vânia Moreira Diniz, não estaríamos no patamar atual.

Uma presidência não consegue trabalhar sozinha. É apoiada pelas eficientes Diretorias para que a ALB-DF cumpra sua missão Social, Cultural e Literária.

Acreditamos firmemente que a literatura e a cultura, são ferramentas poderosas para transformar a sociedade. Durante a nossa gestão, esperamos contribuir significativamente para o fortalecimento da nossa comunidade.


o    Quais são os principais projetos em que está trabalhando atualmente? R: Alguns projetos da ALB/DF são pontuais e outros permanentes.


Para 2025 nossa academia promoverá muitas atividades: encontros presenciais com as diretorias; Eventos sociais e culturais com os nossos acadêmicos, com entidades parceiras e comunidade. Daremos continuidade as edições da Revista e Antologia da ALB/DF, as oficinas literárias e de incentivo à leitura. Prosseguiremos com as atividades comunitárias e nas bibliotecas, além das agendas propostas pelas diretorias. Seguiremos promovendo nossas acadêmicas, nossos acadêmicos e seus trabalhos literários. Estas são algumas das ações que a ALB/DF executa anualmente.

3.    Educação e Leitura:

o    Qual é a importância da leitura na formação educacional, na sua opinião?

R: A leitura é fundamental na formação educacional, pois propicia o desenvolvimento cognitivo, expande o repertório linguístico, aprimora a interpretação de textos, amplia a visão de mundo e facilita a comunicação.

o    Como podemos incentivar a leitura entre os jovens hoje em dia?

R: Acredito que o exemplo é nosso maior aliado para incentivar as crianças e jovens a fazer muitas coisas, gostar de ler é uma delas. Quatro sugestões: indiquem obras literárias; Permitam que os jovens escolham que tipo de texto preferem; Presenteie com livros desde pequenos; Que os adultos devem se divertir, lendo livros para as crianças e com os jovens.

o    Sua opinião sobre trabalhos literários com PcDV.

R: Fico feliz em saber, ver e participar dos trabalhos literários feitos com e para as PcDVs, pois são utilizadas peças de teatro, vários tipos de músicas combinadas com expressão corporal e danças, além do tradicional Sistema Braille.


4.    Filosofia e Escrita:

o    Como sua formação em filosofia influencia sua escrita?

R: A filosofia nos inspira a pensar “fora da caixa”, a questionar o senso comum, a buscar novas perspectivas e a refletir na escolha das palavras, da construção das frases e do impacto do nosso texto sobre o leitor.

o    Quais são os temas recorrentes em suas obras?

R: Simplicidade, compaixão, alegria, amizade e respeito. Esses temas refletem meus valores e crenças, e busco transmiti-los através das minhas histórias, com a esperança de tocar e inspirar os leitores.


5.    Futuro e Planos:

o    Quais são seus planos futuros na carreira literária e educacional?


R: Nosso mundo é muito dinâmico e busco me atualizar sempre, pois as tecnologias não param de inovar e nos surpreender. Acredito que seja um ponto básico para continuar escrevendo e publicando.

 

Sou educadora, quero seguir aprendendo e compartilhando conhecimentos e experiências. Seguirei ministrando oficinas e palestras. O objetivo é despertar o interesse pela escrita, incentivar as pessoas a terem um olhar diferenciado para o mundo interno e externo.

o    Algum conselho para jovens escritores e educadores?

R: Para os jovens leitores: escrevam com afinco e paixão. Leiam avidamente e permitam que a criatividade seja uma constante, colaborando na construção de um mundo mais letrado e inovador.

 

Para os educadores: Inspirem seus alunos com entusiasmo e verdade, para que a educação seja transformadora.


Agradeço sua atenção e colaboração concedendo esta entrevista para o blog escritosdepaolarhoden.blogspot.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima entrevista!

GaRa disse...

Parabéns, Paola Rhoden, pela entrevista.

Allin Assis disse...

Que bom conhecer um pouquinho mais sobre essa escritora maravilhosa.

Allan Pena disse...

Parabéns pela entrevista 👏