A literatura nada mais é que, um versátil meio de comunicação entre as pessoas, desde os primórdios da vida. Seja em versos ou em prosa.
A mais remota forma de comunicação que se conhece, são alguns desenhos em paredes de pedra nas cavernas encontradas por antropólogos, foi a maneira que nossos ancestrais puderam nos fornecer conhecimento de suas vidas, seus afazeres, suas andanças pelas pradarias, ou pelos caminhos gelados da era do gelo. Esses desenhos nos trouxeram o conhecimento e a sabedoria daquelas eras distantes. Se analisarmos com carinho, veremos além da informação lógica, a poesia emanada daquelas mentes poéticas de outrora. E, desde então, a literatura foi se desenvolvendo com um caminhar lento, mas seguro, para chegarmos ao patamar das grandes obras que conhecemos, dos grandes talentos que se destacaram ao desenrolar dos séculos. Hoje, na era cibernética, achamos tão lógico e fácil poder lançar no cosmos, através da tecnologia, tudo o que pensamos sobre a vida e sua manifestação, em prosa ou em verso.
Alguns verbetes dizem que "A literatura é o uso estético da escrita, arte literária."
Para o poeta ela se resume em arte literária que lhe permite expressar seus sentimentos em forma de versos. Para o proseador ela é as duas coisas, uma forma de expressar seus conhecimentos e sentimentos de forma correta, com escrita culta.
Literatura em suas diversas formas, infantil, de cordel, contos, romances, crônicas, médicas, científicas, entre outras formas, foi e sempre será, a maneira de expressão e comunicação entre o escritor e as mentes receptivas do que ele tem a dizer sobre a vida, suas belezas ou tristezas, e. acima de tudo, o conhecimento.
A literatura é a forma mais estética da comunicação humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário